sábado, 29 de maio de 2010

Uma vida em segredo




Sinopse:
Após a morte de seu pai, a jovem Biela, de 17 anos, passa a morar com Conrado, seu primo, que a leva para viver junto com sua família em uma pequena cidade. Constança, esposa de Conrado, busca adaptar Biela a uma vida social de acordo com as posses da família e para tanto encomenda vestidos ricos e a ensina a se portar como uma jovem educada e rica. Entretanto, Biela apenas se sente bem ao lado dos empregados da fazenda onde mora, com quem passa a conviver após uma grande desilusão amorosa.

 

 

 

 

Ficha Técnica

Título original:  Uma Vida em Segredo
Gênero: Drama
Duração: 95 min.
Lançamento (Brasil): 2002

Estúdio: Raiz Produções Cinematográficas
Distribuição: Riofilme
Direção: Suzana Amaral
Roteiro: Suzana Amaral, baseado em livro de Autran Dourado
Produção: Assunção Hernandes
Música: Luiz Henrique Xavier
Fotografia: Lauro Escorel
Direção de arte: Adrian Cooper
Figurino: Marjorie Gueller
Edição: Verônica Sáenz

Elenco

Eliane Giardini
Cacá Amaral
Neusa Borges
Sabrina Greve
Eric Novinsky
Cida Mendes


O tronco

Sinopse:
O Tronco, 11º longa de João Batista de Andrade, é uma adaptação do romance homônimo do escritor goiano Bernardo Élis. Andrade conseguiu os direitos de filmagem no final da década de 60, mas o projeto permaneceu engavetado até amadurecer e conseguir recursos para a composição de um drama épico sobre a luta entre coronéis do norte de Goiás e o governo federal no início do século. Com centenas de figurantes e uma cidade cenográfica construída em Pirenópolis, em Goiás, O Tronco custou RS$ 3 milhões e conta com interpretações vigorosas de Chico Diaz e Antonio Fagundes.
A trama narra o conflito entre a poderosa família Melo e o governo do Estado. Pedro Melo comanda uma invasão a uma pequena fazenda, na intenção de tomar a terra à força. Enviado pelo governo, o coletor de impostos Vicente Lemos tenta contornar a situação, e acaba se envolvendo com Anastácia, esposa de um dos Melo. Como a família se recusa a acatar a leit, Vicente recorre ao governo, que se personifica na figura maligna do juiz Carvalho (Antônio Fagundes). Carvalho irá manipular a situação até conduzir o conflito a um desfecho trágico. Quando a tensão entre o governo e a família torna-se insuportável, Carvalho aciona Catulino, militar que cumpre com prazer doentio a tarefa de dizimar a família.

Nota importante: Apesar de ter sido escolhida pra ser cenário do filme "O tronco", a cidade de Pirenópolis foi pouco usada na Produção. Uma cidade cinematográfica foi contruída aos pés do Morro dos Pirineus, distante cerca de 18 quilômetros de Pirenópolis. O lugar retratava o pequeno vilarejo onde é contado a história no longa-metragem e foi lá que quase todo o filme  foi rodado. Em pleno década de  90, foram construídas casas feitas com adobe, como foram construídas as primeiras construções de Pirenópolis, ainda na época dos bandeirantes. Logo depois do fim das filmagens, a cidade foi destruída.

Ficha Técnica:
Ficção / 109 min. / Cor / 35mm / 1999
Direção: João Batista de Andrade
Roteiro: João Batista de Andrade 
Elenco: Antônio Fagundes, Ângelo Antônio, Letícia Sabatella, Rolando Boldrin, Chico Diaz, Cida Moreira, Mariane Vicentini, Henrique Rovira, Paulo Vespúcio Garcia, Mauri de Castro.
Prêmios: Melhor Filme (Comissão 500 Anos/ Brasília 2000), Melhor Diretor (Recife/2001)

quarta-feira, 19 de maio de 2010

O leão do Norte

Sinopse: Inácio, cujo pai foi morto por jagunços aliados dos ingleses que pretendem construir uma estrada de ferro, reúne os amigos e parte para o cangaço. Uma volante os persegue e Inácio, ao ter suas terras invadidas pela ferrovia, seqüestra o diretor da rede.

Ficha Técnica:
Longa-metragem / Sonoro / Ficção

Material original
35mm, COR, 95min, 2.525m, 24q, Eastmancolor, 1:1'37

Local de Produção: Goiânia e Pirenópolis - GO
Gênero: Drama rural

Produção: M. Alexandrino
Direção de produção: José Petrillo
Assistência de produção: Irnaldo Jayme

Direção:  Carlos del Pino
Assistência de direção: Epitácio Brunet

Direção de fotografia e Câmera: Lyonel Lucini

Assistência de câmera: Antonio Segati

Elenco: Guida Paschoa, Dary Reis, Fernanda Candeias, Glória Soares, Eme Alexandre, Nelson Soares, Messias Holanda.E mais: Brockes, Hugo Calixto, Zé Calixto, Bastinho Milton, Fábio Pirril, José Cavalcanti, Luiz Carlos Bandeiro, Buco do Petrillo, Gino Petrillo, Ludmilla Fontes, Roque Roberto, Paulo Alexandrino, Fernando Brockes, Hugo Acs, Juana D' Cerqueira, Alaor Cerqueira, Ita Assunção, Willians Fernandes, Francisco Moreira, Jorge Petrillo, José Godinho, Antonio Nominato, Vicente Figueiredo, Geraldo Jayme, Nelito Jayme, Edgar Marcelino, Lazaro Pina, Sebastião de Pina, Pompeu C. de Pina, João P. de Pina, Braz P. de Pina.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Simeão, o boêmio

Sinopse: 
"Simeão, o boêmio" foi o primeiro filme dirigido por João Bennio e a primeira produção da GEO Filmes, que substituiu a Bennio Produções Cinematográficas dos filmes anteriores rodados com o ator. A ação se passa no interior de Goiás, onde a política é comandada por fortes oligarquias. Nesse cenário de guerra político-partidária, dois jovens, pertencentes a famílias inimigas ousam ter um caso de amor, cujo relacionamento será muito tumultuado. Baseado num conto de Isócrates de Oliveira, o filme é uma espécie de Romeu e Julieta do sertão e foi inteiramente rodado na histórica cidade de Pirenópolis. Bennio procura retratar, de forma irônica e sarcástica, as antigas contendas políticas da UDN e PSD. O filme ficou em cartaz durante 40 dias no Cine Capri, em Goiânia, obtendo grande sucesso de público também no interior, especialmente, em Jataí, no Sudoeste, e Ceres, no Norte do Estado. A produção é de 1969. Fotografia: Ozen Sermet.
Trecho do Livro Benio: Da cozinha para a sala, de Beto Leão)











Nota importante: A gravação do filme alterou a rotina na cidade e, claro, dos pirenopollnos, até porque muitas pessoas da cidade foram chamadas para fazer figuração ou tiveram suas casas usadas na produção.  As cenas de uma casa de prostituição retratadas no filme, por exemplo, foram gravadas no bar do meu avô, que na época ainda era morador da Rua Direita, centro de Pirenópolis.

Ficha técnica:
Produção: João Bennio,
Direção: João Bennio,
Roteiro:  Ruben Azevedo, João Bennio e Sócrates Oliveira.
Elenco: João Bennio, estão Thelma Reston, Maria Cláudia, Maria Pompeu, Kleber Macedo, Amândio, Mário Petraglia, José de Freitas, Morais César, Luiz Augusto Sampaio, Dona Ione Guimarães, Clarice Toledo, Norma Alencar, Fernando José, entre outros.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Apresentação

A internet nasceu como um novo campo de trabalho para a imprensa. Depois das fases de estranhamento, fascínio e conhecimento é hora de mostrar que a grande rede oferece inúmeras possibilidades para os jornalistas e para milhares de pessoas em todo o mundo que navegam à procura de informação.
Desse desejo de trocar conhecimentos e universalizar o cinema produzido em um dos principais destinos turísticos de Goiás,Pirenópolis, veio a idéia de criar uma página na internet sobre o tema. Este blog tem como propósito fazer uma releitura da paisagem cinematográfica da cidade através dos filmes produzidos ali. Mostrará de quais formas o município foi retratado na telona e como isso refletiu na cultura pirenopolina e goiana. Servirá de fonte de pesquisa e estudo para amantes do cinema e também da cidade.