terça-feira, 8 de junho de 2010

Santa Dica, de guerra e fé

O documentarista goiano, Marcio Venicio Nunes, conta a história da líder messiânica, Benedita Cipriano Gomes, que viveu no povoado de Lagolândia, distrito da cidade de Pirenópolis. O documentário, de 55 minutos, foi o vencedor goiano do II Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário Brasileiro - DOCTV. O filme propõe a busca pela história, pouco conhecida, dessa líder religiosa e política, uma mulher à frente do seu tempo. Ela foi a única expressão, em Goiás, de movimento messiânico, ocorrido em várias regiões do Brasil. Foi, também, a única mulher a enfrentar publicamente e com força política o coronelismo goiano.
O diretor mostra, utilizando a linguagem do cinema direto, a polêmica e a influência que a figura dessa mulher ainda causa, após 35 anos de sua morte. A equipe foi subdividida em dois grupos para as gravações, passando por várias cidades - Jaraguá, Goianésia, Pirenópolis, Vila Propício e alguns distritos de cidades goianas. Foram utilizadas duas câmeras digitais, uma com ênfase no entrevistado e a outra, direcionada para a dinâmica dos acontecimentos em torno do momento registrado.
A história da Dica é marcada por um sincretismo religioso latente e muitas curas. Num terreiro de umbanda, em Aparecida de Goiânia, o "padrinho" de santo Willian Sérgio, nascido pelas mãos da "madrinha" Dica, construiu uma templo especial para as entidades espirituais que se manifestavam na Santa. Surpreendentemente, a equipe encontrou no terreiro um evangélico, da Assembléia de Deus, batizado há cinco anos, com uma foto de Santa Dica no bolso. Ele estava lá para reverenciá-la.
Na casa onde Dica atendia pessoas com enfermidades, funciona, atualmente, um centro para reuniões de assistência espiritual, dirigido por Divina Soares, que se auto-intitula sucessora de Santa Dica, e, também, possui dons especiais. Isso causa polêmica na cidade e entre os familiares da milagreira.
O documentário registra ainda as contradições ocorrendo dentro da própria equipe, devido à força da história de Santa Dica. O editor de imagem e consultor técnico, abandonou o projeto durante as gravações. justificando que o tema estava em desacordo com suas convicções religiosas, já que ele é evangélico.


Ficha Técnica:


Direção: Márcio Venício
Pesquisa: Gleice Meire
Produção: Perla Pinheiro
Assistente de Produção: Marcos Teles de Camargo
Assistente de Direção: Diogo Paes Leme
Direção de Fotografia: John William
Edição e finalização de imagens: Márcio Cunha
Desenhista Gráfico: Paulo Caetano
Cinegrafia: Alan Florentino e Alexandre Wendell
Tratamento de Áudio: Allan Fabrício Peixoto e Lutti Fernandes
 

Um comentário: