sábado, 29 de maio de 2010

O tronco

Sinopse:
O Tronco, 11º longa de João Batista de Andrade, é uma adaptação do romance homônimo do escritor goiano Bernardo Élis. Andrade conseguiu os direitos de filmagem no final da década de 60, mas o projeto permaneceu engavetado até amadurecer e conseguir recursos para a composição de um drama épico sobre a luta entre coronéis do norte de Goiás e o governo federal no início do século. Com centenas de figurantes e uma cidade cenográfica construída em Pirenópolis, em Goiás, O Tronco custou RS$ 3 milhões e conta com interpretações vigorosas de Chico Diaz e Antonio Fagundes.
A trama narra o conflito entre a poderosa família Melo e o governo do Estado. Pedro Melo comanda uma invasão a uma pequena fazenda, na intenção de tomar a terra à força. Enviado pelo governo, o coletor de impostos Vicente Lemos tenta contornar a situação, e acaba se envolvendo com Anastácia, esposa de um dos Melo. Como a família se recusa a acatar a leit, Vicente recorre ao governo, que se personifica na figura maligna do juiz Carvalho (Antônio Fagundes). Carvalho irá manipular a situação até conduzir o conflito a um desfecho trágico. Quando a tensão entre o governo e a família torna-se insuportável, Carvalho aciona Catulino, militar que cumpre com prazer doentio a tarefa de dizimar a família.

Nota importante: Apesar de ter sido escolhida pra ser cenário do filme "O tronco", a cidade de Pirenópolis foi pouco usada na Produção. Uma cidade cinematográfica foi contruída aos pés do Morro dos Pirineus, distante cerca de 18 quilômetros de Pirenópolis. O lugar retratava o pequeno vilarejo onde é contado a história no longa-metragem e foi lá que quase todo o filme  foi rodado. Em pleno década de  90, foram construídas casas feitas com adobe, como foram construídas as primeiras construções de Pirenópolis, ainda na época dos bandeirantes. Logo depois do fim das filmagens, a cidade foi destruída.

Ficha Técnica:
Ficção / 109 min. / Cor / 35mm / 1999
Direção: João Batista de Andrade
Roteiro: João Batista de Andrade 
Elenco: Antônio Fagundes, Ângelo Antônio, Letícia Sabatella, Rolando Boldrin, Chico Diaz, Cida Moreira, Mariane Vicentini, Henrique Rovira, Paulo Vespúcio Garcia, Mauri de Castro.
Prêmios: Melhor Filme (Comissão 500 Anos/ Brasília 2000), Melhor Diretor (Recife/2001)

Nenhum comentário:

Postar um comentário