sexta-feira, 14 de maio de 2010

Simeão, o boêmio

Sinopse: 
"Simeão, o boêmio" foi o primeiro filme dirigido por João Bennio e a primeira produção da GEO Filmes, que substituiu a Bennio Produções Cinematográficas dos filmes anteriores rodados com o ator. A ação se passa no interior de Goiás, onde a política é comandada por fortes oligarquias. Nesse cenário de guerra político-partidária, dois jovens, pertencentes a famílias inimigas ousam ter um caso de amor, cujo relacionamento será muito tumultuado. Baseado num conto de Isócrates de Oliveira, o filme é uma espécie de Romeu e Julieta do sertão e foi inteiramente rodado na histórica cidade de Pirenópolis. Bennio procura retratar, de forma irônica e sarcástica, as antigas contendas políticas da UDN e PSD. O filme ficou em cartaz durante 40 dias no Cine Capri, em Goiânia, obtendo grande sucesso de público também no interior, especialmente, em Jataí, no Sudoeste, e Ceres, no Norte do Estado. A produção é de 1969. Fotografia: Ozen Sermet.
Trecho do Livro Benio: Da cozinha para a sala, de Beto Leão)











Nota importante: A gravação do filme alterou a rotina na cidade e, claro, dos pirenopollnos, até porque muitas pessoas da cidade foram chamadas para fazer figuração ou tiveram suas casas usadas na produção.  As cenas de uma casa de prostituição retratadas no filme, por exemplo, foram gravadas no bar do meu avô, que na época ainda era morador da Rua Direita, centro de Pirenópolis.

Ficha técnica:
Produção: João Bennio,
Direção: João Bennio,
Roteiro:  Ruben Azevedo, João Bennio e Sócrates Oliveira.
Elenco: João Bennio, estão Thelma Reston, Maria Cláudia, Maria Pompeu, Kleber Macedo, Amândio, Mário Petraglia, José de Freitas, Morais César, Luiz Augusto Sampaio, Dona Ione Guimarães, Clarice Toledo, Norma Alencar, Fernando José, entre outros.

Um comentário: